Pular para o conteúdo principal

Jesus e Atualidade de Divaldo Franco pelo espírito de Joanna de Ângelis.

 

Por Miguel Calil 

01 de novembro de 2024

Este livro, Jesus e Atualidade, do médium Divaldo Franco pelo espírito de Joanna de Ângelis nos mostra a importância de Jesus Cristo em nossas vidas. No passado, no presente e no futuro. Estava atendendo uma cliente na 47a feira Espírita do Livro de Rio Preto e Região no RioPreto Shopping e falei que este livro é atualíssimo e Jesus é atual, é eterno! Ela deu uma risadinha e disse: "Isso Mesmo." Vale lembrar que o planeta Terra é um dos planetas que Jesus Cristo governa apesar de em vida nunca ter se mostrado superior a alguém. Jesus é a personagem histórica mais identificada  com o homem e com a humanidade. Igualmente, é o Homem que mais se identifica com Deus. Nunca se Lhe refere como se estivesse distante, ou fosse desconhecido, ou temível. 

Este livro é o Volume 1 da série Psicológica e aborda em seu contexto que Jesus era um profundo conhecedor da psique e penetrava nos refolhos (as partes mais profundas) do indivíduo e descobria as causas reais das aflições que o inconsciente de cada um procurava escamotear (esconder). 

Jesus fez-se a voz dos humildes e esquecidos, os sem direitos nem apoio, a fim de que os seus justos reclamos se fizessem ouvidos. Sempre Ele cultivou a alegria da esperança, a benção da saúde, a dádiva da paz. Nunca ficou doente, pois era um ser iluminado e de cura. Jesus, que se originara nas estrelas, afirmou ser o servo de todos e assim se fez, para que "tivéssemos vida, e esta em abundância".

Jesus compadecia-se de todos; no entanto, mantinha a energia que educa, edifica, disciplina e salva.  O amor norteava-Lhe os passos, as palavras e os pensamentos. 

Ele prega: "Tem compaixão de quem cai. A consciência dele será o seu juiz. Ajuda aquele que tomba. Sua fraqueza já lhe constitui punição. Tolera o infrator. Ele é o teu futuro, caso não disponhas de forças para prosseguir bem. A tolerância que utilizares para com os infelizes se transformará na medida emocional de compaixão que receberás, quando chegar a tua vez, já que ninguém é inexpugnável, nem perfeito."

Tem um capítulo que mostra um Homem que deve seguir uma decisão que Jesus propôs: seguir ele ou ir sepultar seu genitor em busca da herança?  Mostra o materialismo puro da humanidade e a ligação espiritual com Jesus deixada de lado. 

No capítulo Jesus e a responsabilidade, fala do Homem que foge das responsabilidades e que o homem responsável sabe o que fazer, quando e como realizá-lo. O homem responsável não se torna um parasita social, nem se hospeda no triunfo alheio, tampouco se oculta no desculpismo ridículo. Como pastor de almas, Jesus fez-se-nos responsável, elucidando-nos a respeito dos deveres, das necessidades reais, dos legítimos objetivos da nossa vida.. Por conhecer a alma humana em sua realidade plena, identificava nela as nascentes de todos os males, como também a fonte generosa de todas as bençãos.

Jesus sempre agiu na condição de psicólogo profundo.Era com os sofredores, porém, que Ele matinha a mais correta psicoterapia de que se tem conhecimento.Não recorria aos sonhos dos seus pacientes, para descobrir-lhes o inconsciente, os seus arquivos, as suas sombras psicológicas. Amava-os, transmitindo-lhes segurança e auxiliando-os a redescobrirem as potencialidades latentes, abandonadas. Despertava neles uma visão nova da existência, amparando-os naquele instante, não, porém, impedindo que prosseguissem conforme o desejassem. 

Revolucionário por excelência, estabelecia a luta de dentro para fora: a morte do homem velho e o nascimento do homem novo. 

Tem um trecho do livro que fala: " O trabalho é lei da vida, tanto quanto é o repouso. Este porém, não é a paralização, ociosidade, nem corrida da busca de coisa nenhuma"

No capítulo Jesus e Insegurança, fala: " Segurança, na Terra, é conquista muito difícil e remota. Em face de ser um 'planeta de provas e expiações", o processo evolutivo sempre se apresenta exigindo árduos esforços nas lutas em que todos se devem empenhar. O mercado do sexo, das drogas, dos vícios em geral, vem enlouquecendo as populações, e a insegurança do homem se torna um fenômeno quase normal. 

A salvação , aqui, deve ser tomada como um estado de consciência tranquila, de autodescobrimento, em que o mundo interior assoma (se manifesta), governando os impulsos desordenados e harmonizando o indivíduo. Salvo está aquele que sabe quem é, o que veio fazer no mundo, como realizá-lo, e, confiante entrega-se à realização do compromisso estabelecido.

No capítulo 18 - Jesus e Sofrimentos diz que a doença não é mais que do que um sintoma do dessarranjo do Espírito, em realidade dela o portador. O homem deve ter a fé de que será curado. 

No capítulo 19, Jesus e Ingratidão, fala que a ingratidão é desapreço e apresenta-se como grave imperfeição da alma, que deve ser corrigida. 

O ingrato é enfermo que se combure (queima) nas chamas do orgulho maldíssimulado, da insatisfação perversa. A si todos os direitos e méritos se atribui, negando ao benfeitor a mínima consideração, nenhum reconhecimento. Trecho, página. 86, :" Não te preocupes com os ingratos dos teus caminhos de amor. Prossegue, ofertando luz, sem te inquietares com a teimosia da treva"

No capítulo Jesus e Inimigos, fala para não temermos as nossas sombras, esses inimigos que vigem (estão fortes) em ti mesmo.. Fortalece o ânimo e se concentra em Jesus, a própria terapia atuante. Este capítulo fala do consumismo também e para conviver com todos no teu grupo social, mas preserva-te , sem seguir os modelos fabricados pelo consumismo devorador e neurotizante. .   


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prazer de Viver - Ermance Dufaux e Wanderley de Oliveira.

  Por Miguel Calil  16 de agosto de 2024 Prazer de Viver - Conquista de quem cultiva a fé e a esperança pela Editora Dufaux através de mensagens do espírito de Ermance Dufaux pelo médium Wanderley de Oliveira foi uma indicação da professora da Oficina de Sentimentos, Erika Federizzi do GEAL (Grupo Espírita André Luiz ). O livro fala basicamente da crise de meia idade, entre 35 anos e 55 anos, em pesquisas por instituições de nosso plano que asseguram que aproximadamente, 85% dos reencarnantes, levam, pelo menos a metade do tempo de suas reencarnações, para começarem a identificar-se com seu planejamento pré-reencarnatório, isto é, com suas reais e mais profundas necessidades de aprimoramento espiritual.  Verificam-se, com certa frequência, algumas crenças que ganharam popularidade na comunidade doutrinária espírita, acerca da definição de verdadeiros espíritas, tais como "almas com conhecimento bastante para não se deprimir, "criaturas que só podem acertar", "pessoa

Ninguém Morre e Estamos Vivos de Chico Xavier e Elias Barbosa.

  Por Miguel Calil 03 de novembro de 2024 Lendo o livro Ninguém Morre que faz parte da série A vida depois da morte em parceria do médium Chico Xavier com Elias Barbosa. Elias Barbosa foi o organizador das obras. Têm o Ninguém Morre e Estamos Vivos. Li o Estamos Vivos no ano passado. As obras falam dos espíritos afins e familiares já falecidos que vêm auxiliar a pessoa que está prestes a desencarnar ou desencarnou e a se preparar para a ida para o mundo espiritual. Os Espíritos falam que no momento certo vão começar a auxiliar da espiritualidade as pessoas aqui na Terra, os familiares por exemplo.  "A Saudade é uma dor que fere nos dois mundos". Mostra relatos dos familiares a seus entes queridos sobre suas vidas do outro lado da vida. Em Ninguém Morre é demonstrado que os Espíritos dos "mortos" se preocupam com os que ficam na Terra, e sentem-se felizes ou infelizes conforme a nossa situação aqui, feliz ou infeliz.

Reforma Íntima Sem Martírio - Ermance Dufaux e Wanderley de Oliveira

  Por Miguel Calil 03 de agosto de 2024 Em Reforma Íntima Sem Martírio - Autotransformação com leveza e esperança de Ermance Dufaux através do médium Wanderley de Oliveira aborda-se a questão da nossa melhora moral, da melhora como ser humano, se afastando do falso eu, das ilusões do ego. Este livro não é para fracos! É um livro para lidar com as próprias sombras. É um livro de superação e melhora íntima! Reforma Íntima exige vencer suas limitações e medos. Em alguns casos existe o sofrimento para vencer as limitações.  "Fazemos essa menção porque muitos corações queridos do ideal supõem que reformar é negar ou mesmo castigar a si mesmo, quando o objetivo do projeto de mudança espiritual é tornar o homem mais feliz e integrado à sua divina tarefa perante a vida. Transformar o velho homem no novo homem". Fala do autoamor. Fala da caridade que nos leva à socialização. Fala que toda ocupação útil é trabalho ( O Livro dos Espíritos). A vigilância dos pensamentos e o cuidados com